Friday 30 September 2011

Before the Blog (2)


"A Trilogia d'O Senhor dos Anéis", de J.R.R.Tolkien
  • Porque é que escolheste este livro?
 Ora bem, escolhi este livro (que é a compilação da trilogia da obra mais carismática de J.R.R.Tolkien - O Senhor dos Anéis), porque foi uma obra demais marcante para mim. Com ela descobri os universos do género fantástico, descobri que ler era mais que interpretar palavras escritas em papel, aprendi a viajar por entre folhas de papel. Já tinha tido contacto com o trabalho da J.K.Rowling, mas a saga do Harry Potter ainda não tinha atingido o auge, nem a profundidade que a obra de Tolkien tinha/tem (Rowling ainda só havia publicado 4 livros).

 Como já li este livro há muito tempo e ando a "namorar" uma possibilidade de reler a obra do Mestre Tolkien, e como depois dos filmes todos parecem ter-se esquecido destes livros obrigatórios e indispensáveis para os amantes do género fantástico, pensei dedicar este segundo BTB, a estes livros que tanto me marcaram.
  • Quando é que leste este livro?
Algures no distante ano de 2001 ou 2002, sei que li os livros antes de ver os filmes. Lembro-me perfeitamente dos meus loucos anos do secundário, super bem acompanhada pelas edições da Europa-América dos livros de Tolkien e do meu dicionário de Quenya (sim, eu fui uma adolescente muito perturbada! Acho que ainda sou... :P)
  • A quem recomendarias este livro?
Esta pergunta deixo Paul Hughes da Amazon.com responder, pois não seria capaz de pôr as coisas de forma mais clara:

"A Christian can be forgiven for not reading the Bible--heck, it's a pretty big book after all. But there's no salvation for a fantasy fan who hasn't read the gospel of the genre, J.R.R. Tolkien's definitive three-book epic, The Lord of the Rings (encompassing The Fellowship of the Ring, The Two Towers and The Return of the King), and its charming precursor, The Hobbit. That many (if not most) fantasy works are in some way derivative of Tolkien is understood, but the influence of The Lord of the Rings is so universal that everybody from George Lucas to Led Zeppelin has appropriated it for one purpose or another."


Classificação: 20/10 ;)

Thursday 29 September 2011

Booking Through Thursday - Loud

1. What do you think of reading aloud/being read to? Does it bring back memories of your childhood? Your children’s childhood?

Eu quando era pequenina, adorava histórias... adorava adormecer a ouvir alguém a ler uma história só para mim. Na minha escola primária, tínhamos mesmo um cantinho para as histórias em que cada um levava uma almofada e uma vez por semana a Professora Beatriz lia uma história à turma. Por isso, ler alto ou para alguém traz-me boas memórias.

2. Does this affect the way you feel about audio books?

Ainda não me habituei muito aos audiobooks... é uma pena pois existem algumas versões de alguns livros que eu amo bem interessantes e muito bem conseguidas (Saga Harry Potter lida por Stephen Fry, p.e.), mas que eu simplesmente não consigo ficar muito tempo a ouvir. Portanto duvido que as minhas experiências passadas tenham muita influência no meu gosto ou falta dele por audiobooks.

3. Do you now have times when you read aloud or are read to?

Muitas vezes quando um determinado personagem me entusiasma, tenho mesmo que ler os diálogos dele alto (para caminhar melhor "in his/hers shoes"). O último personagem que me impeliu a ler alto foi a protagonista do Romance Steampunk, "The Iron Duke" de Meljean Brook. Há uns anos atrás estaria a ler livros ao meu irmão mais novo antes de ir para a cama, mas já ninguém lê para ninguém lá pela minha casa. Uma pena...

Monday 26 September 2011

Pottermore is upon me


Ora bem, finalmente a Errol descobriu a minha casa, atinou com a minha enorme janela e lá me entregou em bico o mail (sim, porque a sociedade mágica anda a aproveitar as novas tecnologias) de convocatória para o Pottermore. 


Para os que em Julho participaram na "Quill Hunt" e fazem parte do primeiro milhão de users a obter o acesso Beta, este compasso de espera para um acesso antecipado à plataforma criada pela autora de Harry Potter, J. K. Rowling e a Sony foi um verdadeiro "nerve wrecker". Mas quem é que acha piada entregar os mails todos via Errol?!

Para os restantes, é esperar por Outubro, que é já aí no virar da esquina, fazer o registo e mergulhar de cabeça em poções, feitiços e magia...

Mas afinal o que é o Pottermore?

Para o mais distraídos é realmente a primeira pergunta que se impõe a todas as outras. O Pottermore é uma plataforma de jogo online (MMORPG) inspirada na famosa saga da escritora britânica J.K. Rowling que conta a história e as aventuras de Harry Potter e os seus amigos ao longo dos sete anos que frequentam a escola de Magia Hogwarts.
No Porttermore, os Potterheads podem encontrar conteúdos novos sobre items, personagens e lugares escritos pela pena da criadora do universo Potter. Tal como o nome indica é "mais Potter", além de podermos fazer a viagem de Harry na primeira pessoa e ir descobrindo aos poucos o universo dele, vamos tendo aulas de magia e há que praticar poções e feitiços (agora tenho uma admiração ainda maior pelo Snape, poções é uma disciplina super complexa e difícil).

Durante a nossa viagem pelo mundo da magia, uma varinha escolhe-nos e somos sujeitos ao escrutínio do "Sorting Hat", sendo recebidos pela própria escritora e depois colocados numa das quatro casas de Hogwarts...

E cá eu fiquei na nobre casa Gryffindor!


Saturday 24 September 2011

Fright Night


Título Original: Fright Night
Ano Estreia: 2011
País: USA
Realizador: Craig Gillespie
 
Um remake do original de 1985, em que o jovem Charley Brewster (Anton Yelchin) descobre que o seu novo vizinho Jerry Dandrige (Collin Farrel) é o vampiro responsável pelo recente desaparecimento de muitos dos seus colegas de escola. Quando ninguém acredita nele, Charley procura ajuda junto do místico e auto-proclamado caçador de vampiros Peter Vincent (David Tennant). Juntos tentam derrotar Jerry e a sua prole...

Quando o remake de "Fright Night" foi anunciado, os fãs do género todos se questionavam quanto à necessidade de uma nova toma da história do vampiro Jerry e de Charlie. Mas com um elenco de estrelas, este remake conseguiu algo quase inédito: surpreender os fãs pela positiva.


De destacar o papel exuberante protagonizado por David Tennant, na pele do místico Peter Vincent. A sua interpretação e química com Anton Yelchin (Charlie Brewster) é mesmo o ponto mais positivo, conferindo algo a "Fright Night" que o ajudará a destacar por entre as fileiras de filmes de terror e legiões de remakes que inundam agora as nossas salas de cinema.

Há muito que não havia um filme capaz de me fazer pular na cadeira de cinema, mas "Fright Night", apesar do tom cómico proporcionou-me um bom susto! Kudos para Craig Gillespie, o realizador deste remake!

Uma nota de desagrado: Apesar de realmente ver algum aproveitamento da tecnologia 3D neste filme (coisa que por vezes é inexistente em muitos dos proclamados filmes que incluem estas duas letras no seu título), uma vez mais é de lamentar que o espectador não tenha a hipótese de escolher entre uma versão 3D e um 2D. Além dos custos acrescidos, as distribuidoras esquecem que existem alguns cinéfilos não toleram a tecnologia tão em voga (que causa em muitas pessoas náuseas e mal-estar). Um dos sintomas que nem tudo vai bem no país do 3D, são as salas vazias ou a meio gás das películas que usam e abusam deste conceito!

Classificação: 7/10

Thursday 22 September 2011

Booking Through Thursday - In Public

Do you carry books with you when you’re out and about in the world?
And, do you ever try to hide the covers?

Se trago livros comigo de cada vez que saio de casa? Mas claro! Se saio de casa sem um livro, sinto-me quase despida...e tenho sempre cuidado com os livros que levo comigo. (*^.^*) Os meus "guilty pleasures" nunca saem de casa, pode alguém querer ficar com eles e isso eu não posso permitir!

Por isso nunca tive que esconder as capas dos livros que leio em público...

In My Mailbox (2)

Este mês as entregas do Book Depository andaram um tanto ao quanto atrasadas... e houve aqui uns momentos em que houve mesmo jejum da palavra escrita e isso não é  bonito!

Mas pronto, o pânico passou, o carteiro subiu as escadas da minha casa e entregou-me as coisinhas boas que encomendei...



Mas além de livros a sacola do meu correio também trouxe:

(kitten not included)

  • Mini kit Harry Potter - Time Turner
  • Mini kit Harry Potter - Slytherin Locket

Sunday 11 September 2011

Eye-Candy (3)

Esta semana, continuando na onda das livrarias mais bonitas do mundo, escolhi a nossa bem amada Livraria Lello, situada mesmo no coração da cidade do Porto... infelizmente agora não é permitido tirar fotos no interior da livraria, por isso tive de recorrer a fotos tiradas por terceiros... Além de ser das mais belas do Mundo, a Livraria Lello é das mais antigas de Portugal, merece certamente uma visita da próxima vez que passarem pelo Porto. Bom Domingo!






Thursday 8 September 2011

Booking Through Thursday - Queue

What are you reading now?

 
Harry Potter and the Goblet of Fire

Corsets & Clockwork: 13 Steampunk Romances


Would you recommend it?
Mas claro!  Quanto aos livros do Harry Potter, acho que são paragem obrigatória para todos os bibliófilos, principalmente para os amantes do fantástico...é uma saga incontornável na literatura contemporânea.

O Corsets & CLockwork, editado por Trisha Telep, é uma boa introdução ao mundo do steampunk... ainda só li dois contos mas para já estou bastante entusiasmada com esta colectânea de alguns dos autores mais importantes do género.

And what’s next?
Harry Potter and The Order of Phoenix e Jane Eyre.

O mês de Setembro será claramente mais um mês de Leituras Conjuntas. :) Quem quiser juntar-se à leitura conjunta da Jane Eyre, juntem-se a nós no Bookclub no Goodreads.

Tuesday 6 September 2011

Leitura Conjunta - Jane Eyre


A cerca de duas semanas do início da primeira leitura conjunta do nosso grupo no Goodreads, decidi que antes de avançarmos para a leitura propriamente dita, seria bom conhecer um pouco melhor a época em que Charlotte Brontë viveu. Investigar um bocadinho o contexto histórico e social que fez com que este romance surgisse... por isso aqui vamos nós.


Charlotte Brontë nasceu em Thornton, Yorkshire, um condado inglês. Filha de Maria Branwell e Patrick Brontë, um clérigo Anglicano de origem irlandesa. Charlotte, as quatro irmãs (Anne, Elizabeth, Maria, Emily) e o irmão Branwell, cedo perderam a sua mãe e as raparigas mais velhas (Elizabeth, Maria, Emily, Elizabeth e Charlotte) foram enviadas para Lancashire, um rígido colégio que inspirou grandemente Charlotte quando escreveu Jane Eyre, o Clergy Daughters' School.

A vidas dos Brontë sempre foi pautada por perdas trágicas, uma vida difícil, Dickensiana, com a raparigas a passarem imensas privações aquando da sua passagem por Lancashire...

Depois de assistir à morte de todos os seus irmãos e do seu pai, Charlotte achou finalmente alguma paz e em Junho de 1854 casou com o curador do pai, Arthur Bell Nichols - segundo muitos historiadores, Nichols era o modelo perfeito dos heróis românticos que povoam os trabalhos de Charlotte, como S. John e Rochester. Infelizmente, o destino interveio e a 31 de Março de 1855, Charlotte Brontë sucumbiu à tuberculose, falecendo aos 38 anos de idade, grávida do seu primeiro filho. Foi a enterrar na capela da família na Igreja de St Michael and All Saints em Haworth no condado de West Yorkshire.

Jane Eyre, que é considerado como um dos romances mais influentes e bem conhecidos, desde que foi publicado em 1847 pela editora Smith Elder & Co, com o título Jane Eyre. An Autobiography, com o pseudónimo Currer Bell. No século XIX poucas eram as mulheres romancistas e mais raro era ainda elas serem reconhecidas ou publicadas, por isso a opção do pseudónimo.

Jane Eyre é por muitos considerada como uma obra profundamente femininista, uma inteligente e acutilante crítica à sociedade inglesa em que Charlotte vivia sempre com um especial ênfase na posição social das mulheres e nas potencialidades não aproveitadas delas. O romance é a autobiografia ficcional de uma orfã, Jane Eyre, acompanhando o crescimento da personagem através de cinco fases perfeitamente distintas da sua vida atribulada: a sua infância infeliz em Gateshead com a tia; a educação na rígida Lowood School; o seu trabalho de preceptora em Thornefield Hall, onde conhece Edward Rochester; a estadia com a família Rivers; e finalmente o reencontro de Jane e Rochester.

Jane Eyre é composto por 38 capítulos, que na sua edição original estavam divididos em três volumes (1-15, 16-26, 27-38).

Inúmeras adaptações foram feitas deste romance para o pequeno e grande ecrã, para os palcos de teatro e musicais...

Para se juntarem a nós nesta leitura conjunta, basta juntarem-se ao nosso Bookclub no Goodreads, todos são bem-vindos.

Mais informação:

Sunday 4 September 2011

Eye-Candy (2)

Esta semana o Eye-Candy seleccionado é a famosa livraria parisiense "Shakespeare & Company"... Bom Domingo!





Para mais informações sobre esta livraria histórica ---> Site Oficial


Thursday 1 September 2011

Booking Through Thursday - Stormy Weather

While my town dries out of record-setting, epic flooding from Hurricane Irene, let me ask you:
What’s your book with weather events? Hurricanes? Tornadoes? Blizzards? Real? Fiction? Doesn’t matter … weather comes up a lot in books, so there’s got to be a favorite somewhere, huh?



Para o Booking Through Thursday desta semana, não foi preciso pensar muito... (^.~) De cada vez que pego neste livro, fico espantado como é que uma história publicada pela primeira vez em 1900 ainda nos deixa com aquele brilhozinho nos olhos. Ainda me consegue transformar numa menina pequenina que gostaria de ter uns sapatinhos vermelhos como a Dorothy!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...