Friday 4 March 2011

As Múmias do Faraó - As Aventuras de Adèle Blanc-Sec


Título Original: Les Aventures Extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec
Realizador: Luc Besson
Ano de Estreia: 2010

Paris, mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1912. Enquanto efazia experiências com o alcance dos seus poderes telepáticos, o professor Espérandieu faz chocar um ovo de pterodáctilo com 136 milhões de anos, em exposição no Museu de História Natural de Paris. O pterodáctilo à solta começa logo a causar estragos e a polícia vê-se obrigada a agir.
Adèle Blanc-Sec (Louise Bougoin), uma jornalista, vê-se enredada em toda a confusão mal chega a Paris, do Egipto...

Quando se vê o trailer de “Adèle Blanc-Sec”, não se está minimamente preparado para o que nos espera a partir o momento em que as luzes são desligadas e o projector começa a rolar.

Luc Besson brinda-nos com um retrato pitoresco e energético de uma Paris no virar do século, povoada por personagens ironicamente construídas, muito do estilo dos filmes franceses do género (quem não se lembra dos filmes de Astérix, e os personagens que povoam os seus filmes).

A protagonista desta produção certamente deixaria Lara Croft embaraçada com a classe, energia e imaginação de Adèle Blanc-Sec e sobretudo com o sentido de humor dela. Há já muito tempo que não assistia às gargalhadas colectivas de uma plateia, face às peripécias dos personagens de “Adèle Blanc-Sec”.


Desde os cenários pormenorizados e bem trabalhados, de uma Paris a entrar na modernidade, passando pelo guarda-roupa, sendo tudo bem complementado por um trabalho de actores impecável, e um argumento bem construído com um humor mordaz que a ninguém deixa indiferente.

A única coisa que por vezes falha é a tradução e a legendagem, que devido a muitas tiradas serem brincadeiras com nomes de personagens e lugares franceses bem contextualizados numa cultura francesa, em suma regionalismos e “francesismos”, por vezes um espectador de outra nacionalidade facilmente deixa passar algumas sem se aperceber o potencial cómico. Talvez a introdução de notas da tradução no decorrer do filme, ajudassem a “agarrar” algumas referências e arrancar mais umas quantas gargalhadas e sorrisos.

Resumindo, é mais um argumento fantástico saído das páginas da banda desenhada franco-belga Adèle et la bête de 1976, da autoria e com o traço de Jacques Tardi, e que Luc Besson soube adaptar à grande tela, deixando o público à espera de encontrar Adèle novamente...

Depois da estreia no Fantasporto, as aventuras de Adèle chegarão aos cinemas nacionais já no próximo mês, a 10 de Março de 2011.

Classificação: 9/10


Links:

9 comments:

  1. Algumas gargalhadas foram minhas :D

    E o Micmacs também viste?

    ReplyDelete
  2. Bolas! E eu?! O povo ao meu lado deve ter perdido muita da capacidade auditiva :P

    O Micmacs não tive a oportunidade de ver, mas arranjo por aí... :)

    ReplyDelete
  3. LOOOL então eras TU!!!! ahaha :PP

    Ora pois, o Micmacs, sendo de quem é, já sabes que podes contar com muita risota e um sorriso de orelha a orelha quando "saíres da sala" ;)

    ReplyDelete
  4. LOL E estava no Balcão lá em cima, foi pior do que pensei... :)

    E o Micmacs, já cá canta e tenho altas expectativas para ele!! (^-~)

    ReplyDelete
  5. nããããããoooooooo.....

    nunca leves as expectativas altas para um filme!!!

    é contraproducente e não há necessidade nenhuma :P (são muitos anos a ir ao Fantasporto eheheh)

    ReplyDelete
  6. LOL Sim eu sei!! (^-^)
    Mas bahhh o filmezinho promete e todo o povo fala bem dele!

    Pois como te compreendo...eu já apanhei cada banhada!

    ReplyDelete
  7. O Jeunet é um senhuor com H grande ;)

    houve uns filmes bem porreiros, mas levar com algumas banhadas é mau... especialmente se compraste bilhete e foste lá de propósito por causa do filme :P

    ReplyDelete
  8. Pois, é tenebroso teres que sair a meio, tendo pago o bilhetinho. Com a caderneta é mais barato mas mesmo assim aleija...

    Mas pronto é a bida de amante de cinema... não me posso queixar, nem tudo são rosas! :P

    ReplyDelete
  9. eu já há uns anos que compro o cartão de participante... doem menos as banhadas... :P

    ora exactoquando, amante de cinema não se queixa, tem é de escolher bem! ;))

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...