Friday 24 February 2012

Booking Through Thursday - Blogs

What do you look for when reading a book blog? Does the blogger have to read the same genre? Do you like reviews? Personal posts? Memes? Giveaways? What attracts you to a book blog? And–what are your favorite book blogs?

Este BTT é um dos interessantes...
Coloca boas questões e faz refletir um bocadinho sobre aquilo que faço todos os dias... bloggar.

Então mas o que procuro eu quando parto à descoberta de novos blogs? E quais é que adiciono à minha lista de feeds?

1º - Actualizações frequentes - sinceramente não gosto muito de seguir blogs que são actualizados de muito longe a longe (a não se que seja esse o seu objectivo e natureza)
2º - Conteúdo interessante e original - há pouco tempo fiz uma limpeza ao meu google reader, tinha imensos sites/blogs que muitas actualizações faziam mas poucas eram de conteúdo original (maior parte dos conteúdos era publicidade ou press releases iguais a meia centena de outros posts em meia centena de blogs)
3º - Gostos semelhantes - Claro que preciso de ter algo em comum com o blogger, seja interesses, gostos ou mesmo relações de afinidade que fui construindo nestes meus anos de blogger
4º - "Ser Pessoal e Intransmissível" - Adoro quando um blogger se mostra, nem que seja um bocadinho. Um blog é algo pessoal, algo quase íntimo, um vislumbre da vida de alguém (ou de uma parte da vida, no meu caso as minhas obsessões/paixões), adoro ler um post e mesmo quando retirado do blog ser capaz de identificar o seu autor. Tratar blogs como se de uma redação profissional se tratassem, é uma falácia, pois para essa abordagem existem profissionais perfeitamente habilitados. A escolha de ter um blog é mesmo dar asas às nossas personas, dar as nossas opiniões viased pelos nossos gostos e experiências. Blogs com pretensão a serem algo mais ou com interesses obscuros por trás nem entram na minha lista de feeds.

Os meus blogs favoritos e aqueles que sigo de forma assídua são os que se encontram do lado esquerdo do meu próprio blog. É tudo gente boa, interessante e muitos são tão originais que nem sei bem onde vão desencantar as coisas :P

3 comments:

  1. Gostei muito de falares sobre isto. Estamos sempre a falar de livros, escritores, etc... Mas de blogues...

    ReplyDelete
  2. Concordo contigo, parece tabu e parece termos medo de ferir susceptibilidades quando fazemos esta ou aquela sugestão! :P

    Era giro se os blogs de livros pudessem fazer uma competição idêntica à que os blogs de filmes fazem, classificando e elegendo os melhores da blogosfera!

    ReplyDelete
  3. Era giro. Mas o que gostava era que existissem mais blogs de escrita

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...