Tuesday 10 April 2012

Gantz


Título Original: Gantsu
Director de Animação: Naoyuki Onda (Wolf's Rain, Ergo Proxy, Steamboy, Karas)
Data de Estreia: 12 Abril 2004
País de Origem: Japão
Episódios: 13 + 13

Sinopse:
Kurono Kei é o típico estudante preso num mundo egoísta, sem se importar com mais ninguém a não ser ele mesmo. Porém, por um golpe do acaso, é forçado a ajudar um amigo de infância, que acabou de encontrar, Katou Masaru. Os dois salvam um bêbedo que caiu nos carris do Metro enquanto uma multidão assiste impávida e serena, registando tudo com telemóveis e câmaras fotográficas... e assim as suas vidas são ceifadas por um comboio de alta-velocidade.
E assim dois jovens estudantes perdem a vida... ou não!


Mal são abalroados pelo comboio, Kei e Katou são teletransportados para um apartamento selado, com outras pessoas que também morreram recentemente. A partir de agora as suas vidas são controladas por uma misteriosa esfera negra, no centro desse mesmo apartamento, chamada GANTZ, e todos sem excepção são obrigados a entrar num "jogo" extremamente perigoso e letal.

Comentário:
Esta adaptação do manga de Hiroya Oku, com o mesmo nome, foi levada a cabo, pelos estúdios GONZO e dirigida por Ichiro Itano (Macross e Cowboy Bebop). O anime está dividido por duas temporadas( "The First Stage" e "The Second Stage"), cada uma delas com 13 episódios de cerca de 23 minutos de duração.
A animação mistura elementos realistas (cenários, CGI, incorporando mesmo fotos reais), muito na linha do próprio manga. Os personagens mantiveram-se extremamente fieis ao manga, e a ordem dos sucessivos combates foi mantida...devido ao público alvo da série e ao próprio conteúdo, a história do anime não sofreu com o mal mais comum de todas as mangas de sucesso: os infindáveis ciclos de fillers (episódios, que só existem no anime, para introduzir um ou outro ponto de vista ou história secundária que não interfere directamente no desenvolvimento da história principal).  Foram 26 episódios com uma animação impecável, com muito gore e com a capacidade de tocar cada um dos espectadores...

Gantz tem a particularidade de ser uma série quase única no universo sci-fi Japonês, com personagens extremamente complexos, mas credíveis. Cada um com o seu dilema, Katou não consegue matar nenhuma criatura, Kurono tenta corresponder a todas as expectativas dos outros, deixando as suas para trás e Kishimoto tenta ultrapassar um erro de GANTZ e lidar com a sua nova liberdade.  Mesmo apesar do tom quase esquizofrénico dos pensamentos dos personagens, mesmo apesar do terror de toda a situação em que os personagens se encontram contra a sua vontade, em nenhum momento o espectador se sente desligado do drama vivido por aqueles personagens tão iguais a nós...

Aquando da sua exibição nas televisões japonesas GANTZ foi fortemente censurado, devido às cenas de violência extrema e sexo explícito. Contudo, na edição DVD, a série não está censurada, mostrando tudo conforme foi escrito e sendo mais fiel ao manga.

Classificação: 9/10
Nota: Artigo originalmente escrito e publicado no blog Bela Lugosi is Dead, onde colaborei durante uns tempos.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...