Thursday 26 January 2012

Booking Through Thursday - Writing or Riveting?

What’s more important: Good writing? Or a good story?
(Of course, a book should have BOTH, but…)


Para mim o mais importante num livro é mesmo uma boa história! Pois por mais lírica e bem escrita que uma história medíocre ou mesmo má esteja ou seja não me consegue cativar...

Se bem que já tive nas mãos livros com histórias com muito potencial, mas que a escrita era tão má que se tornou uma entidade própria que me impedia gozar o livro... Isto tem sido sintomático à medida que os livros de fantasia se têm tornado populares, muitas vezes se opta apenas pela quantidade de publicações em detrimento da qualidade - quer de histórias quer de escrita.

5 comments:

  1. Concordo plenamente. Uma boa história, mesmo com uma escrita simples, consegue cativar mais que floreados. Mas mesmo isso tem limites e se a escrita é má, com frases pessimamente construídas e inúmeros erros gramaticais, consegue fazer-me desistir mesmo que a história seja algo de outro mundo.

    ReplyDelete
  2. O ideal é mesmo juntar as duas coisas.
    Também não morro de amores por uma escrita excessivamente "floreada", como diz a whitelady, o que para mim significa com excessos de linguagem ou discurso, mas o texto tem que ser limpo e bonito, mesmo que seja simples, e credível na linguagem que usa. Detesto uma escrita demasiado básica, com diálogos mil vezes batidos, por exemplo, ou metáforas esgotadas.
    O resto é uma história boa: original ou, se não for, bem contada.

    ReplyDelete
  3. Concordo convosco, mas atenção. Linguagem simples não é sinónimo de má escrita. A má escrita, essa sim, consegue destriur o melhor argumento...

    ReplyDelete
  4. Sim, uma escrita simples (simples não é básico)pode ser muito boa e muito bonita!

    ReplyDelete
  5. Joana, achei a tua questão tão interessante, que não resisti a reproduzi-la no meu blogue. Não me esqueci de te atribuir o crédito devido, mas se preferires eu retiro!
    Passa por lá para espreitar, se quiseres.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...