Tuesday 6 September 2011

Leitura Conjunta - Jane Eyre


A cerca de duas semanas do início da primeira leitura conjunta do nosso grupo no Goodreads, decidi que antes de avançarmos para a leitura propriamente dita, seria bom conhecer um pouco melhor a época em que Charlotte Brontë viveu. Investigar um bocadinho o contexto histórico e social que fez com que este romance surgisse... por isso aqui vamos nós.


Charlotte Brontë nasceu em Thornton, Yorkshire, um condado inglês. Filha de Maria Branwell e Patrick Brontë, um clérigo Anglicano de origem irlandesa. Charlotte, as quatro irmãs (Anne, Elizabeth, Maria, Emily) e o irmão Branwell, cedo perderam a sua mãe e as raparigas mais velhas (Elizabeth, Maria, Emily, Elizabeth e Charlotte) foram enviadas para Lancashire, um rígido colégio que inspirou grandemente Charlotte quando escreveu Jane Eyre, o Clergy Daughters' School.

A vidas dos Brontë sempre foi pautada por perdas trágicas, uma vida difícil, Dickensiana, com a raparigas a passarem imensas privações aquando da sua passagem por Lancashire...

Depois de assistir à morte de todos os seus irmãos e do seu pai, Charlotte achou finalmente alguma paz e em Junho de 1854 casou com o curador do pai, Arthur Bell Nichols - segundo muitos historiadores, Nichols era o modelo perfeito dos heróis românticos que povoam os trabalhos de Charlotte, como S. John e Rochester. Infelizmente, o destino interveio e a 31 de Março de 1855, Charlotte Brontë sucumbiu à tuberculose, falecendo aos 38 anos de idade, grávida do seu primeiro filho. Foi a enterrar na capela da família na Igreja de St Michael and All Saints em Haworth no condado de West Yorkshire.

Jane Eyre, que é considerado como um dos romances mais influentes e bem conhecidos, desde que foi publicado em 1847 pela editora Smith Elder & Co, com o título Jane Eyre. An Autobiography, com o pseudónimo Currer Bell. No século XIX poucas eram as mulheres romancistas e mais raro era ainda elas serem reconhecidas ou publicadas, por isso a opção do pseudónimo.

Jane Eyre é por muitos considerada como uma obra profundamente femininista, uma inteligente e acutilante crítica à sociedade inglesa em que Charlotte vivia sempre com um especial ênfase na posição social das mulheres e nas potencialidades não aproveitadas delas. O romance é a autobiografia ficcional de uma orfã, Jane Eyre, acompanhando o crescimento da personagem através de cinco fases perfeitamente distintas da sua vida atribulada: a sua infância infeliz em Gateshead com a tia; a educação na rígida Lowood School; o seu trabalho de preceptora em Thornefield Hall, onde conhece Edward Rochester; a estadia com a família Rivers; e finalmente o reencontro de Jane e Rochester.

Jane Eyre é composto por 38 capítulos, que na sua edição original estavam divididos em três volumes (1-15, 16-26, 27-38).

Inúmeras adaptações foram feitas deste romance para o pequeno e grande ecrã, para os palcos de teatro e musicais...

Para se juntarem a nós nesta leitura conjunta, basta juntarem-se ao nosso Bookclub no Goodreads, todos são bem-vindos.

Mais informação:

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...