Thursday 13 May 2010

Meme de Hábitos de Leitura

Desafio lançado pelo blog Estante de Livros e aqui estou eu a responder, HEHE, adoro Meme's.




Petis­cas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favo­rito?
Infelizmente, sim. Há dias em que dou caça às bolachinhas lá de casa. ^.^
Qual é a tua bebida pre­fe­rida enquanto lês?
Chá, de tudo e mais alguma coisa. Lá está um cházinho acompanhado por umas bolachinhas caseiras, quem me culpa?!
Cos­tu­mas fazer ano­ta­ções enquanto lês, ou a ideia de escre­ver em livros horroriza-​te?
Só houve um livro em que escrevinhei tudo : "O Filho de Odin", da Gailivro, porque fiquei horrorizada com o que lia e tinha que tomar notas para me lembrar de tudo o que de mau pode ser publicado!! ^.^
Regra geral, escrevo nos meus livrinhos, o dia da compra, o preço, o local de aquisição e assino o meu nome! XD Depois escrevo as datas das minhas leituras... obsessivo sim, admito que sim, mas podia ser pior!! ^.^
Como é que mar­cas o local onde ficaste na lei­tura? Um mar­ca­dor de livros? Dobras o canto da página? Dei­xas o livro aberto?
Tenho um marcador de livros todo bonito, feito por mim! Mas por vezes, uso senhas de estacionamento, de metro, papelinhos de variadas origens e proveniências - é que por vezes perco-me na leitura e nem sempre tenho tempo de agarrar num marcador a sério!! XD
Fic­ção, não-​ficção, ou ambos?
Ficção, decididamente!!! Fantástica, em particular! A leitura para mim é suposto ser uma viagem para bem longe do mundo em que vivemos, logo, logicamente o género fantástico é o predilecto.
És do tipo de pes­soa que lê até ao final do capí­tulo, ou páras em qual­quer sítio?
Claro que acabo o capítulo, sempre pronta a agarrar uma oportunidade para ler mais um bocadinho! Já tive combates épicos com o João Pestana - e com os meu pais, quando pequenita - para acabar um capítulozinho...só paro em qualquer sítio quando tem mesmo que ser, tipo desastre nuclear.
És lei­tor para ati­rar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Não, mas por vezes apetece… Quando a história me começa a enervar, começa-me a dar alergia, então começo a usar esse livro como mobília ou para evitar que uma mesa ou cadeira manque. É a vingança poética do leitor... ^.^
Se te depa­ra­res com uma pala­vra des­co­nhe­cida, páras e vais pro­cu­rar o seu sig­ni­fi­cado?
 Tento perceber o seu significado tendo em conta o contexto da frase em que se encontra inserida. Parar de ler para procurar palavras, quebra o ritmo da história, e se conseguir tirar o sentido sózinha tanto melhor!! XD Não me considero muito intelectual, mas acho que tenho um vocabulário bastante extensivo, por isso estas situações acontecem poucas vezes.
O que é que estás a ler actu­al­mente?
"Gardens of the Moon", de Steven Erikson. Depois de uma série de recomendações para ler este autor, aqui vou eu toda lançada! XD
Qual foi o último livro que com­praste?

"Gardens of the Moon", de Steven Erikson.
Lês só um livro de cada vez, ou con­se­gues ler mais que um ao mesmo tempo?
Geralmente, leio só um livro. 
Para não misturar as personagens e lugares, que com o  passar do tempo tendem a misturar-se, leio um de cada vez...é a idade!
Tens um lugar/​altura do dia pre­fe­rido para ler?
 À noitinha, depois de um dia de trabalho ou ao fim-de-semana, ajuda-me a relaxar e a fugir. Regra geral, refugio-me no meu quarto e aí fico até o João Pestana me dar um abanão, lembrando-me de dormir!! ^.^
Pre­fe­res livros incluí­dos em séries ou inde­pen­den­tes?
Pessoalmente prefiro séries, pois posso acompanhar a evolução dos personagens, é uma pena desperdiçar os mundos tão diligentemente criados, esta inclinação também pode advir do facto de preferir o género fantástico a outros - pois geralmente neste género os livros são integrados em séries e sagas.
Existe algum livro ou autor espe­cí­fico que este­jas sem­pre a reco­men­dar?
J.R.R.Tol­kien, "O Silmarillion" - porque foi um livro muito marcante para mim -  e Juliet Marillier, claro está. ^.^ E Frank Herbert pelo fantástico trabalho em "Dune", para qualquer cientista e amante das Ciências Ecológicas...
Como é que orga­ni­zas os teus livros?
Não organizo...
Vão para onde couberem, longe dos meus gatos e do bico afiado do meu papagaio -os desgostos que já tive!! :,( 
Por vezes até fazem de mesa de cabeceira, houve um dia longínquo em que estiveram organizados por géneros e Colecções, mas depois desisti!!

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...