Monday, 31 October 2011

Happy Halloween


Um terrível Halloween para todos!


E um balanço mega positivo do nosso encontro de Halloween! :D Fomos oito os corajosos no Jardim da Cordoaria... mais uma tarde bem passada, na companhia dos Bang! do Porto.
E ja sabem no Natal há mais!

Friday, 28 October 2011

In My Mailbox - Squee Edition



Finalmente e após muitos refresh à pobre página da Amazon.co.uk, chegou às minhas ávidas mãozinhas de Potterhead incorrigível, o "Harry Potter:Page to Screen".
Eu trabalho numa escola e como o delírio era tanto, mandei a encomenda ser entregue no meu local de trabalho... não me passava pela cabeça a partida que os colegas da secretaria me iriam pregar.

Então chega a caixita da amazon à escola e o senhor da transportadora vai logo ter com eles a perguntar por mim... os colegas na maior das galhofas ficam com a caixa escondida no cofre da escola! O transportador decide enviar-me um email a dizer que a encomenda não pôde ser entregue, porque não era um domicílio e porque não tinha a quem a deixar! O.O 
 (Yeah I know, but what the hell!! Todos os motivos são válidos para meter o 10th doctor! :'D)
 
Janita tem ataque cardíaco e tenta descobrir quem interceptou o senhor da transportadora, ninguém se acusa... Janita hiperventila e prepara-se para ligar para a transportadora O.O ... aí aparece a caixita!

*squeeeeee*
 O senhor da transportadora foi cá um malandreco!

O livro é perfeito, enorme, pesado e a lembrar os pesados manuais que sempre imaginei viajarem nos malões dos alunos da Escola de Feitiçaria de Hogwarts... 


É daqueles livros que além de ficarem lindíssimos na prateleira, são perfeitos em termos de conteúdo... além das fotos e conceptual art, além das fichas de criaturas e de personagens... ainda temos folhas desdobráveis com fotos da equipa por trás das adaptações de Harry Potter ao grande ecrã e gravações transparentes em muitas das folhas, que só as conseguimos ver em contra-luz! *squeee*

A minha encomenda veio ainda acompanhada com um prático brinde que a Yuki rapidamente aproveitou! :) O fascínio das caixas é algo que ainda não me assiste...mas também não sou um gatito né?!


Thursday, 27 October 2011

Booking Through Thursday - Hard

What’s the hardest/most challenging book you’ve ever read? Was it worth the effort? Did you read it by choice or was it an assignment/obligation?

 Ora bem, deixa cá ver... o mais difícil de todos os livros que li foi o Kalevala (o poema épico da Finlândia), e apesar do imenso trabalho a ler, compreender e situar-me na narrativa valeu bem a pena.


Peguei neste livro, porque é a primeira tradução deste poema épico (equivalente aos nossos Lusíadas, mas muitíssimo mais antigo) para português e porque foi o livro que mais influenciou os mestres do género do fantástico, entre eles o mais famoso é o JRR Tolkien.

Daqui nasceram muitas lendas, muitas histórias...que ainda hoje povoam o imaginário popular e que poucos sabem qual a sua origem..

Só Ler não Basta


Depois de ser mais um vítima da Tchetcha (Ler e Reflectir), e de não ter resistido à tentação de ler o "The Iron Duke", surgiu a ideia de uma espécie de mesa redonda blogger, neste Outono Steampunk.


Depois do desafio ser lançado, a Tchetcha, eu e a White Lady (Este Meu Cantinho) passamos um bom bocado a esmiuçar o "The Iron Duke" numa espécie de estágio para o segundo livro da saga "Iron Seas" da autora Meljean Brook, o "The Heart of Steel"... e o resultado está à vista no blog Ler e Reflectir, dividido em duas partes. Já há planos para repetir a experiência...

Uma excelente iniciativa e que gostaria de ver mais bloggers a juntarem-se em torno das coisas que nos fazem todos os dias postar ... nenhum blogger é uma ilha, já dizia o outro! ;)


Links para o Só Ler não Basta ----> Parte 1 / Parte 2

Wednesday, 26 October 2011

Encontro de Halloween do Bookclub


Ora bem, mantendo a tradição, abro aqui mais um evento, desta vez para "celebrar" o Halloween. E para os que se interrogam: sim, nós por estes lados arranjamos sempre desculpas para estarmos juntos! ;)

Ponto de Encontro: Em caso de sol (ou melhor caso não chova e não faça muito vento frio)- Nas escadas da entrada da Reitoria (antiga Faculdade de Ciência do Porto), fachada voltada para a Cordoaria. Em caso de chuva - Caffè Luso, aka "Poiso do Costume".

Hora: 15h e prolonga-se a tarde toda!

Desta vez, cada um deverá levar qualquer coisa para partilhar uma vez que será um lanche partilhado! Haverá bolinhos, doces e chá para todos! (^.~)v

Qualquer dúvida quanto ao ponto de encontro é só chatear! ;) 

Página do Encontro no Goodreads: Link
Página do Encontro no Fórum Bang!: Link

Tuesday, 25 October 2011

The Walking Dead - Season 3


Segundo informações do site Deadline, a série de zombies "The Walking Dead" da cadeia televisiva AMC, terá uma terceira temporada. Isto acontece após apenas dois episódios transmitidos da segunda temporada, que atingiram níveis de audiências surpreendentes (o primeiro episódio teve 4,8 milhões de espectadores e o segundo 6,7 milhões!!), não deixando margem para dúvidas quanto à aceitação pelo público americano de zombies no seu horário nobre.

“Today we are pleased to announce that the ‘dead’ shall live as we proudly renew The Walking Dead for a third season on AMC and, globally, with our terrific partners at Fox International Channels,” anunciou o Presidente da AMC, Charlie Collier. 

A série é baseada nas comics de Robert Kirkman, com o mesmo nome. Glen Mazzara substituiu Frank Darabont na cadeira de realizador. Kirkman, Gale Anne Hurd, David Alpert e Darabont,continuam como produtores executivos. 

Espero ansiosamente pelos desenvolvimentos desta segunda temporada e espero que a terceira tenha o mesmo sucesso e que a equipa por detrás de "The Walking Dead" seja capaz de saber quando parar de explorar o conceito e não estrague algo que promete ser interessante!

Booking Through Thursday - Vacation


Sim eu sei, este BTT está super atrasado, mas não podia deixar passá-lo ao lado pois não? Logo este ano, que as minhas férias foram recheadas de livritos (li cerca de 20 este tempo que estive em casa)...

Do your reading habits change when you’re on vacation? Do you read more? Do you indulge in lighter, fluffier books than you usually read? Do you save up special books so you’ll be able to spend real vacation time with them? Or do you just read the same old stuff, vacation or not? 

Durante as férias os meus hábitos de leitura levam uma volta de 180º, leio muito mais, tenho muito mais tempo para dedicar à leitura e tenho tendência a experimentar coisas novas (exploro séries e livros fora da minha confort zone, arriscando um bocadinho mais pois tenho mais tempo para dedicar à leitura do que quando estou a trabalhar).

Prefiro leituras mais light quando estou de férias, e invisto quase todo o meu tempo a pôr em dia os meus guilty pleasures...

Sunday, 23 October 2011

Friday, 21 October 2011

Guilty Pleasure


Há já algum tempo que andava por aqui a pensar, quantos e quantos livros não leio e quantos e quantos filmes e séries não vejo, tendo a perfeita noção que são embaraçantes "guilty pleasures"?!


Até relativamente pouco tempo, era o que se pode chamar uma "culture snob", só lia clássicos, livros sérios e respeitáveis e quanto a filmes, mantinha-me bem longe dos que eram considerados menores pelos aclamados críticos de algum sítio...pois isso não era literatura nem cinema, recusando sequer um glance às lombadas ou posters e sinopses... até que um dia, lá fui eu ao Book Depository e perdi deixei o snobismo todo a um canto! :P Comecei a ler Kresley Cole, valha-me os Deuses só a sinopse e a capa?! Aide quem descobrisse o que eu andava a ler!

Nada de ser apanhada a ler tal coisa que lá se ia a minha imagem...mas aconteceu algo inesperado: gostei do livro! :O E desde aí que nunca mais parei de ler, agora de forma assumida os meus "guilty pleasures".


Com os filmes e séries aconteceu exactamente a mesma coisa, e agora ninguém me pára! ;)

Mas afinal o que é um Guilty Pleasure?

A guilty pleasure is something one enjoys and considers pleasurable despite feeling guilt for enjoying it. The "guilt" involved is sometimes simply fear of others discovering one's lowbrow or otherwise embarrassing tastes. Fashion, video games, music, movies, and junk food can be examples of guilty pleasures.  (in Wikipedia)

Ora bem, como eu sou apologista de partilhar desgraças e espalhar amor por algumas obras mal-compreendidas, que apesar de todos os defeitos, falhas e clichés ainda conseguem captivar público, dou início a uma nova meme/rúbrica aqui.

O objectivo deste meme é: partilhar "Guilty Pleasures", quer sejam eles bibliófilos, cinéfilos ou televisivos. Partilhando com o mundo blogger e internáutico que nem só de material Pulitzer ou Nobel, Golden Globe ou Oscarizado vive um amante de cinema, TV e livros...

Acho que não é preciso dizer, quem estiver interessado em partilhar ou participar no meme é só avisar e dar crédito à alma perturbada que o inventou. ;)

Thursday, 20 October 2011

George RR Martin em Portugal

 
Ora bem, parece que o grande George RR Martin andará por terras lusas entre 17 e 22 de Abril do próximo ano. Já há muito se falava do regresso do escritor a território nacional, e agora há a confirmação!! :)

Ainda não se sabe muitos pormenores da sua deslocação a Portugal, além das cidades que irá visitar: Lisboa e Porto (*squeee*) mas para já é marcar nas vossas agendas, agendar férias e poupar uns euritos para poderem conhecer um dos grandes escritores de fantasia da actualidade.

Obrigada à Saída de Emergência pela oportunidade de conhecer de perto o criador da saga "A Song of Ice and Fire", que já deu origem a uma série de TV, "game of Thrones" da HBO e que estreou por cá esta semana! 


Ainda na onda "Martiniana", não se esqueçam que o Trono de Ferro anda por aí numa FNAC perto! Este fim-de-semana é no Norteshopping, e na próxima é no Gaiashopping... vemo-nos por lá! ;)

Wednesday, 19 October 2011

Sherlock Holmes: A Game of Shadows

(IMDB)

Sherlock Holmes e Dr. Watson juntam-se novamente para derrotar o seu maior adversário, o Professor Moriarty...

Este é um dos filmes que me faz pular de alegria, de cada vez que me lembro que está prestes a estrear! Adorei o primeiro e tenho andado em pulgas à espera do próximo! E aqui está ele, com estreia marcada para 5 de Janeiro de 2011, nos cinemas portugueses. 

Hoje foi lançado o segundo trailer do filme, com a confirmação que Irene Adler vai regressar e finalmente Sherlock e Watson conhecem a face de Moriarty:


Harry Potter: Page to Screen

Autor: Bob McCabe
Editora: Titan Books Ltd
Data de Lançamento: 25 de Outubro de 2011

Acho que já por diversas vezes, expressei aqui o quão Potterhead sou... e o quanto o mundo criado pela britânica J.K.Rowling me fascina e captiva.

Aliando o meu amor por livros, ao meu amor pelo mundo Potteriano, alturas como esta em que estámos na véspera do lançamento do livro "Harry Potter: Page to Screen" ando eu toda entusiasmada e a planear plano de ataque à Amazon! 

Deixo-vos com o booktrailer do livro que explica todas as etapas e opções que levaram das páginas dos livros de Harry Potter aos filmes que tanto sucesso fizeram por todo o mundo...

 

Tuesday, 18 October 2011

The Walking Dead - Estreia Season 2

A segunda temporada de "The Walking Dead" estreou no passado dia 16 de Outubro nos Estados Unidos, por cá em terras lusas estreia hoje 18 de Outubro no Canal Fox (bem haja ao canal por nos trazer as séries à medida que vão estreando e não anos depois)... Em antecipação ao episódio de logo à noite aqui fica o trailer, de uma das séries mais esperadas por mim e por mais uns milhares de fãs!


A ver vamos, se não irão cortar o primeiro episódio como fizeram com a temporada anterior... por questões de grelha de programas (BS my friends, BS). Isso ficou-vos mal, não repitam a coisa vá... aprenderam com os vossos erros presumo! ;)
Mais info:

Monday, 17 October 2011

The Walking Dead - Season 1


Título Original: The Walking Dead
Realizador: Frank Darabont
Data de Estreia: 31 de Outubro de 2010 (USA)
Episódios: 6

Sinopse:
O agente da Polícia Rick Grimes tenta guiar um grupo de sobreviventes através de um mundo infestado de zombies...

Comentário:
Antes de mais há que fazer um aviso à navegação, eu não tive ainda a oportunidade de ler a graphic novel que inspirou esta série, por isso qualquer coisinha é só dizer.

Em preparação para a estreia da nova season de "The Walking Dead" a estação que transmite a série em Portugal, fez este Sábado uma maratona em que passou toda a primeira série. Resumindo, foi uma valente "barrigada" de zombies, lembrando-me que ainda não tinha falado de uma das séries marcantes de 2010 (e que adorei!) aqui neste meu cantinho.

Uma declaração: Não gosto de zombies, acho que ninguém gosta de zombies, mas apesar do meu estômago ser bastante resistente, acho que os zombies é mesmo uma daquelas poucas coisas que me faz ter medo do escuro e pular na minha cadeira... mas nem isso me fez manter longe de "The Walking Dead".


Nesta série que retrata a resistência de humanos num mundo infestado de zombies, o que mais me impressionou foi a intensidade que os actores impregnaram os seus personagens, de notar o trabalho de Andrew Lincoln(Rick Grimes), Jon Bernthal(Shane Walsh) e Laurie Holden(Andrea). Os horrores que testemunharam e as formas como aprenderam a lidar com os desafios, as perdas e a sobrevivência, provocaram-me muitas vezes arrepios na espinha.

Desde a banda sonora, aos efeitos especiais, aos figurantes que treinaram numa escola de zombies (sim, existe uma escola de zombies), às crianças que integram o grupo de sobreviventes, tudo combinado faz de "The Walking Dead" uma boa aposta. Um risco enorme da cadeia televisiva AMC, que colocou tanto empenho e trabalho numa série não indicada aos fracos de coração que passou em horário nobre, um pouco por todo o mundo! Que posso dizer acerca desta série para além do facto de ser uma série marcante, tanto a nível humano, como a nível de mostrar, ao público em geral, que mesmo sendo uma série de terror, também ela pode ser encarada de forma séria. Que o terror vivido por aqueles personagens é tão palpável quanto as nossas vidinhas quotidianas, vemos que muitas reacções dos personagens podiam perfeitamente ser as nossas (sentimos por vezes que são as nossas, em contextos diferentes, mas é assim que reagimos, perante o medo, o horror e a incerteza de uma decisão arriscada).


Fico a aguardar a próxima season!

Classificação: 9/10

Mais info:

Friday, 14 October 2011

Booking Through Thursday - Sequel

If you could get a sequel for any book, what would it be?


Assim de repente, vem-me à cabeça o "Deixa-me Entrar" do


Tuesday, 11 October 2011

Soulless


Título Original: Soulless
Autora: Gail Carriger
Editora: Orbit
Data de Publicação: 1 de Outubro de 2009

Sinopse:
A editora de "Soulless", descreve o livro de estreia de Gail Carriger como "uma comédia de costumes passada numa Londres vitoriana, repleta de lobisomens, vampiros, dirigíveis e muito chá." No centro do Pretectorado da Sombrinha de "Soulless" encontra-se a jovem Miss Alexia Tarabotti, que além de lhe faltar um noivo, sobre também da fatídica falta de alma. E os seus problemas não se ficam por aí: quando ela acidentalmente mata um vampiro, dá início a uma série de acontecimentos que não conseguirá resolver sozinha... aí entra em acção o charmoso Lord Connal Maccon.

Comentário:
Soulless é o primeiro livro da saga de Alexia Tarabotti.

Gail Carriger "constrói" uma Londres governada pela Rainha Vitória e um Parlamento de Ministros humanos e sobrenaturais, cada um presidindo aos problemas das suas espécies.

Um dos pontos fortes de "Soulless" é a escrita de Gail Carriger, e o seu humor refinado, espirituoso e deliciosamente vitoriano. Uma das coisas a que mais importância dou, enquanto leitora é sem dúvida a construção dos personagens e do mundo em que se movimentam. E esta Londres recheada de criaturas sobrenaturais, paranormais e preternaturais, fez-me "mergulhar" no mundo de Alexia Tarabotti. 

Fiquei captiva da atitude de spinster de Alexia e de Maccon com o seu porte régio de Earl e completamente "rough on the edges" como todos os lobisomens devem ser (pelo menos nesta minha cabeça ;) ), e da relação que os dois desenvolvem.

Quantas e quantas vezes dei por mim a "gigglar" (alguém me assegurou que a expressão existe (^.^) ) sozinha com as referências púdicas e reservadas ao longo do livro, a coisas que por vezes são exploradas de forma exagerada e postas literalmente "a nú".

Resumindo, "Soulless" é claramente uma boa aposta para os amantes do já tão em voga Romance Paranormal (veja-se a quantidade de obras deste géneros publicadas um pouco por todo o mundo), mas sobretudo para os que como eu pretendem descobrir um pouco mais do maravilhoso mundo do Steampunk.
 

Muitas das pontas que ficam por atar, são claramente o mote para os restantes livros da saga de Alexia Tarabotti e companhia! Saga essa que vou acompanhar avidamente, neste outono que se quer Steampunk! ;)

Classificação: 7/10

Monday, 10 October 2011

In My Mailbox (3)

Ora bem, como este mês que passou fiquei trancada em casa, só cometi loucuras! E esta Mailbox é a prova do terror que foi para as minhas finanças este mês de férias e de compasso de espera para um novo contrato de trabalho! O.O

Depois de um mês de Agosto pavoroso para quem encomendou coisas do Book Depository, as encomendas e respectivas entregas começam a regularizar! UFA!


Decidi continuar com as minhas aquisições de Steampunk e arriscar em séries novas:

Depois de uma saga à procura dele nas estações de correios da zona... lá chegou às minhas mãozinhas ávidas:

E também como prendinha de aniversário atrasada, dos meus colegas de trabalho:


Thursday, 6 October 2011

Booking Through Thursday - Odd

What’s the oddest book you’ve ever read? Did you like it? Hate it? Did it make you think?


 O livro mais estranho que li nos últimos anos, foi sem dúvida o "Animalário Universal do Professor Revillod" de



Monday, 3 October 2011

Leitura Temática - Steampunk


O Outono sempre foi a minha estação do ano preferida e além de comer castanhas e beber água-pé, a minha actividade favorita é pisar as folhinhas que caíram das árvores... Este ano para celebrar a chegada da nova estação, irei dedicar este período todo ao maravilhoso mundo do Steampunk!

Ao longo deste meses de Outono irei debruçar-me - juntamente com alguns conspiradores - sobre o que é o Steampunk, as suas representações, e qual o futuro para este admirável mundo de possibilidades para os criativos do século XXI.

"Imagine it... The Victorian Age accelerated. Starships and missiles, fuelled by coal and driven by steam. Leaving history devastated in its wake."The Doctor, Doctor Who, "Tooth and Claw" 

 Uma pergunta anda a "dançar" nas engrenagens desta minha cabecinha: depois da fantasia medieval, rural, urbana e paranormal que nos últimos anos invadiu as prateleiras e wishlists de todo o mundo com os seus guerreiros, cavaleiros, vampiros, lobisomens e afins, será o Steampunk o "senhor" que se segue? Espero ansiosamente pelos próximos desenvolvimentos...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...