Tuesday 20 December 2011

O que te faz comprar o livro?

O povo do Paranormal Romantics lançou a questão e eu como leitora ávida e sempre pronta a experimentar novos "sabores" literários aqui estou a responder à questão.

Is it the book cover? (Será a capa?)

Sim! Eu quando quero experimentar algo novo é algo que me pode ajudar a decidir por um livro em detrimento de outro. Lembro-me de um dia de compras numa FNAC perto de mim quando comprei dois livros apenas por causa das capas e dos títulos. Um correu-me bem e apaixonei-me por ele, "A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata" conseguiu captivar-me pelo título no mínimo caricato, o outro livro foi a capa minimalista que me fez investir nele, mas dessa não me correu tão bem, pois o livro que comprei foi o "Eclipse" de Stephanie Meyer.


E até há relativamente pouco tempo, capas com moças de cabelo ao vento e moçoilos com peças de roupa a menos eram o suficiente para me fazer desistir de um livro. Pois essas capas dão uma ideia um tanto redutora do conteúdo dos livros em questão, e enquanto "chamam" um tipo de leitor afastam outro que até seria capaz de apreciar os livros.

Is it a book video? (Será o book trailer?)

Ora bem, aqui está uma questão interessante...
Aqui em Portugal ainda não temos muita tradição dos book trailers, a não ser em alguns casos muito muito especiais (pensa em João Zuzarte e morde o lábio). Enquanto nos países de expressão inglesa, pelo que tenho visto é quase uma necessidade acompanhar o lançamento de um livro com a divulgação prévia de um ou vários book trailers (dependendo do público e volume de vendas do autor/série em questão).

(Book Trailer de Clockwork Prince - Goodreads)

Mas respondendo à questão colocada: no meu caso o book trailer não me influencia muito na hora da compra e não me recordo de um único livro que tenha sido comprado devido a ter visto o respectivo vídeo...

How about contests? Free reading excerpts? (E os passatempos? E os excertos gratuitos disponibilizados?)

Quanto a passatempos a minha sorte não abunda muito e como tal não tenho muitos livros ganhos através deste ou daquele passatempo. Os excertos que por vezes são disponibilizados pelos autores, editoras ou lojas online são por vezes uma ajuda à desgraça económica.
Não é por ser muito azarada nisto dos passatempos mas na minha opinião, os passatempos são uma perda de tempo tendo em conta os efeitos na população bibliófila: primeiro quantas e quantas vezes não se ganha livros que não queríamos necessariamente ler e que acabam por ficar na prateleira tempos e tempos sem fim?!; segundo, das pessoas que ganham quantas é que efectivamente pularam na cadeira quando viram que ganharam o livro tão desejado?! Mas lá está está é a minha opinião. Acho que os excertos gratuitos são bem mais eficazes na disseminação deste ou daquele livro.

1 comment:

  1. Pois, esta questão da capa e do título é delicada. Por mim falo. O meu primeiro livro há de sair em Maio,com um conteúdo meu mas um título e capa determinados pela editora. E a capa, embora elegante, tem um "moça de cabelos ao vento"! O título foi a minha sugestão menos... bom, aquela de que eu menos gosto. Prefiro pensar que não será por causa disso que quem gosta de ler vai deixar de espreitar a história...
    É que quem escreve, fá-lo por gosto, mas as editoras têm que pensar na comercialização e nas vendas. Quem publica tem que compreender isso, sob risco de nunca mais publicar nada. Quem compra e lê... veremos!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...