Sunday 11 December 2011

Eduardo Mãos de Tesoura

 (IMDB)

Título Original: Edward Scissorhands
Ano de Estreia: 1990
País: USA
Realizador: Tim Burton

Sinopse:
Era uma vez um castelo no topo de uma colina, onde vivia um inventor cuja maior criação é Edward. Apesar deste possuir um carisma irresistível, não é perfeito. A trágica e súbita morte do inventor deixou-o incompleto e dotado de afiadas tesouras por mãos.

Comentário:
Tim Burton criou um intemporal conto de fadas, que apesar de volvidos tantos anos, mais de vinte anos, ainda é capaz de tocar corações.
Tudo começa com um inventor que vive no topo de uma colina, mesmo na fronteira de um típico subúrbio americano, convenientemente chamado de Suburbia, e que cria Edward, um homem com mãos de tesoura.
Um dos primeiros trabalhos de Tim Burton como Produtor,em que claramente se presencia a génese do seu visual característico, esta produção é também a primeira colaboração entre Johnny Depp e Tim Burton dando início à sua mítica relação (Alice in Wonderland, Sleepy Hollow, Corpse Bride).
Apesar de ter tido já a oportunidade de ver o filme diversas vezes, nunca deixa de me surpreender pela intemporalidade e simplicidade da história e pela forma como esta fábula retrata as relações humanas e a natural sequência dos eventos, que mesmo que estejamos a contar com o que se irá passar, estámos sempre a torcer para que as pessoas pelo menos por uma vez, sejam capazes de ser boas e altruístas.
Tudo começa como um sonho para Edward (Johnny Depp), as cores, as pessoas, a simpatia de todos e a forma calorosa como é recebido por entre os habitantes de Suburbia. Mas à medida que cada um analisa as potencialidades do recém-chegado e a forma como podem pô-las a render para seu próprio benefício, aquelas características humanas que todos tentámos manter trancadas no nosso armário, vêm rapidamente à superfície e começam a provocar estragos. A inveja, a ganância e sobretudo o egoísmo de quem rodeia Edward fazem-no  desejar o isolamento do seu castelo decrépito, no cimo da colina.

Apesar de tudo, mesmo no meio de toda a confusão que se gera em torno de Edward, o amor pela filha da mulher que o acolheu, Kim (Winona Ryder) floresce e é ela quem o ajuda a escapar e a regressar a casa. Fugindo dos humanos e regressando ao isolamento em que sempre viveu, Edward passa a observar o mundo de cima e relembrando a sua breve passagem por Suburbia.
Desde os efeitos especiais, à caracterização de Depp, à própria forma com toda a produção foi conduzida (apesar de serem abordados temas sérios, está sempre presente de forma constante o característico humor negro de Burton), são simplesmente brilhantes e estámos, sem qualqluer dúvida na presença de um mais um clássico de Burton.
Além de um sem número de nomeações ( Caracterização, Melhor Tema Musical, Melhor Actor, etc), "Eduardo Mãos de Tesoura" conseguiu arrecadar alguns prémios:

Saturn Award - Best  Fantasy Film (1992)
Hugo Award - Best Fantasy Film (1991)
Sant Jordi Award - Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Actriz Estrangeira (1991)

Classificação: 10/10

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...