Sunday 29 January 2012

Balanço Leitura Temática - Steampunk


 Nesta minha primeira Leitura Temática dedicada o Steampunk li 10 livros, tenho ainda uns quantos na calha que infelizmente não tive tempo para ler... mas não escapam! (^.~)

Livros lidos:


Heart of Steel, Meljean Brook 5/5
The Iron Duke, Meljean Brook 5/5
Blameless, Gail Carriger - Steampunkness 3/5
Changeless, Gail Carriger - Steampunkness 2/5
Corsets & Clockwork, Trisha Telep - Steampunkeness 4/5
Sapphique, Catherine Fisher - Steampunkeness 3/5
Clockwork Angel, Cassandra Clare - Steampunkeness 4/5
Soulless, Gail Carriger - Steampunkness 1/5
Incarceron, Catherine Fisher - Steampunkness 3/5


De todos os livros que tive a oportunidade de ler neste Outono Steampunk, os da série da Meljean Brook "The Iron Seas" (The Iron Duke e Heart of Steel) foi a que mais me cativou e a que, na minha opinião melhor representa a estética Steampunk.

"Boneshaker" é também um livro muito detalhado, se bem que tenha alguns problemas de ritmo e do avançar da história, mantendo-se muito limitado quanto à tecnologia referida nele (mais para a frente publicarei a minha opinião sobre este livro).

"The Parasol Protectorate", bem que mais posso dizer que melhor descreva estes livros?! Gail Carriger define as suas criações com uma palavra apenas: "silly" e quem sou eu para contradizer o autor, hein?! São realmente os livros mais tolos (silly) que li nos últimos tempos e valem cada cêntimo e minuto investido neles. As gargalhadas que Lord Akeldama, Miss Hisselpenny e Alexia me arrancaram são impagáveis. (^.^)/*

Resumindo, rendi-me claramente à estética steampunk e mesmo depois desta estação temática as minhas estantes irão continuar a receber mais publicações dentro do género... Numa conversa informal aquando da visita à Feira Medieval de Leça do Bailio, no meu grupo de bibliófilos medievais discutíamos qual o próximo género literário a atacar as editoras... concluímos de forma unânime que o steampunk é um dos géneros favoritos para substituir os vampiros! :D E que posso eu fazer, além de poupar para poder desgraçar a minha carteira nos livrinhos que para aí vêm?!

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...