Friday 16 December 2011

Booking Through Thursday - Character or Plot?

What’s more important to you? Real, three-dimensional, fleshed-out fascinating characters? Or an amazing, page-turning plot?

Bem que esta semana o Booking Through Thursday vem mesmo mesmo tarde, mas sinceramente foi um fim de semana complicado para estes lados! ;) Por isso aqui está ele, mas a uma Segunda-Feira...

Esta é daquelas difíceis (mas que depois de uns minutinhos a pensar, desfiz as indecisões), já por diversas vezes referi a importância que dou a personagens credíveis, tri-dimensionais e bem construídos. Claro que uma história bem tecida e bem escrita é também importante, mas para esta leitora os personagens são mesmo o mais importante. Posso ter um mundo bem construído, com imensos detalhes mas se não existir um personagem que me fascine ou me prenda... BAM! Vai para a pilha. 

Para mim é mais fácil ignorar um mundo com falhas, mas com personagens fascinantes, do que o contrário.

2 comments:

  1. Não podia estar mais de acordo, boas personagens são o que me prendem a um livro.

    Exhibit A - série Harry Potter! É verdade que odeio a personagem principal, mas as secundárias são as melhores que já tive oportunidade de ler! Dumbledore *sniff*, Snape *sobs and sniff*, Hermione! Personagens tridimensionais, com "more than meets the eye" e cinzentas, nem são muito boas nem a pior criatura à face da terra, são personagens humanas nas quais nos podemos rever.

    Exhibit B - Crónicas de Gelo e Fogo! Mais uma vez personagens cinzentas, humanas. É verdade que a história também é boa, mas provavelmente não teríamos passado do primeiro livro sem o acontecimento WTF! à personagem You Know Who... :P

    ReplyDelete
  2. AMEN!!

    Ultimamente tenho visto muito os personagens serem deixados para plano secundário, e os escritores perderem muito tempo com o world building. Por vezes um mundo simples mas com personagens bem complexos é bem mais rewarding para o leitor! (Pelo menos na minha opinião).

    Snape *wails* Sirius *wails louder*
    *.*

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...